Páginas

3.3.09

acho que vou antecipar as passagens

buenas, aulas começando, aquele clima bom que existe no início dos semestres, de que tudo é novo de novo, etc.
eu até já falei disso aqui, mas eu realmente me impressiono com a capacidade que alguns professores (os reais mestres) têm de ampliar meus horizontes. esses mesmos mestres também conseguem me colocar dúvidas incríveis na cabeça, e instaurar o verdadeiro caos.
pois ontem, na primeira noite de aulas, não seria diferente, não com aquela professora.
uma simples apresentação feita a respeito da participação do Leonardo Boff no último Fórum Social Mundial que aconteceu agora em janeiro, em Belém do Pará.
não era alegre, não era bonita, era apenas extremamente deplorável. ok, a gente sabe que a desigualdade social no mundo é imensa, e que, enquanto morrem horrores de crianças no mundo por falta de alimento e de água, tem um bando de gente gastando seu rico dinheirinho na compra de um aparelho celular mais moderno, apenas pra ficar na moda (e nem vou entrar no mérito da quantidade de lixo gerado inutilmente).
consumismo no último grau de um lado e extrema miséria do outro.
enquanto uns trabalham o mes todo pra ganhar R$30, outros ganham milhões. meritos pessoais? conta outra. outro dia percebi que política, assim como futebol e religião é algo que não se discute. como percebi? depois de tentar explicitar a importancia da saúde e da educaçao para o desenvolvimento de uma cidade/estado/país e escutar um "eu sempre estudei em escolas particulares e tenho um plano de saúde, os outros não me interessam".
um outro mundo é possível? as vezes o realismo pessimismo me leva a pensar que não.
é, "bem vindo" ao planeta terra!
certo. certo? creio que há algo bem errado aqui. o mundo como um todo não percebe que a insustentabilidade instaurada em função desse "capitalismo selvagem" não consegue levar a outro caminho que não a destruição total???
ouvi outro dia algo como "há estudos feitos e o mundo só vai acabar daqui a 3 trilhões de anos" e, pergunto: por acaso existem estudos com relação ao alto poder de destruição da humanidade para com ela mesma?
informação da apresentação que eu assisti: em 2050 a humanidade vai precisar de 2 Terras pra sobreviver.
certo que uns dois ou três parafusos afrouxaram ontem, ou será que eles apenas foram apertados?
sinceramente, sai da aula sentindo uma enorme repugnancia do mundo e uma impotencia ainda um pouco maior.
penso seriamente em comprar passagens pra marte agora, que devem ficar mais baratas que em 2049...

ps: encontrei na internet a apresentação, penso que vale a pena dar uma olhada, afinal é o seu planeta.

2 comentários:

Di disse...

...religião, política, cores, amores e gostos, não se discutem!

Talvez a pessoa que falou isso, realmente nunca precisou desses 'benefícios' federais e vê tantas outras coisas que também são importantes que caem no esquecimento!

Certo de que o nosso futuro depende apenas de nós mesmos, devemos fazer a nossa parte e, de consciência tranquila, viver a vida sem tantas preocupações com o futuro, pois podemos mudar o nosso mundo e não o dos outros!

;)

Fala garoto, fala garota. disse...

Vai pra Califórnia! Lá é quente, mas pelo menos dizem que têm pessoas bonitas...