Páginas

29.3.09

e ela abriu os olhos pro mundo quando aprendeu a ler

Sim, estava assistindo o “fantástico” e, sim, sempre me apavoro com a situação da educação de um determinado país. A reportagem mostrava uma escola localizada no interior do interior de um estado que eu não prestei atenção qual era. O fato é que, no local em questão, o atrativo para a freqüência dos alunos não era a educação e sim a possibilidade de receber merenda escolar. Não, não pense que nessa escola a merenda é super elaborada, também não pense em pratos finos e deliciosos, apenas comida, simples, aproximadamente R$0,22 gastos com cada aluno (nem o RU da UFGRS gasta tão pouco).

Agora você pergunta: “Tá Alice, e porque é atrativo então?”

Porque nesse lugar, a merenda escolar (sim, essa de vinte e dois centavos), por diversas vezes, é a única refeição das crianças. A professora da escola viu um automóvel pela primeira vez aos 12 anos, e foi alfabetizada bem depois do que eu e você. Nesse lugarzinho, próximo ao local onde o Judas perdeu as botas, a merenda escolar chega de burro, porque a modernidade das estradas ainda não chegou.

Nesse mesmo país - no Espírito Santo, alunos do ensino médio protestam contra o aumento da carga horária nas escolas, sem ao menos antes aprenderem a escrever, para fazer um protesto, apesar de absurdo, digno.

E a educação? Conforme o dicionário:

educação

e.du.ca.ção

sf (lat educatione) 1 Ato ou efeito de educar. 2 Aperfeiçoamento das faculdades físicas intelectuais e morais do ser humano; disci­pli­na­mento, instrução, ensino. 3 Processo pelo qual uma função se desenvolve e se aperfeiçoa pelo próprio exercício: Educação musical, profissional etc. 4 Formação consciente das novas gerações segundo os ideais de cultura de cada povo.

Que país é esse?

Será que as pessoas desse país estão sendo educadas? Medo do nosso futuro!

ps: e eu nem me dei ao trabalho de comentar sobre os livros didáticos com 10 planetas e dois Paraguais...


[momento plagiando coisas inteligentes e phinas ON]:

*Alice pensa que é instruída só porque frequenta a universidade, mas ela sabe que isso não é fato determinante, pois tem muita gente no ensino médio que nem sabe escrever, posta aqui em dias variados, sempre que tem algo patético pra contar.

2 comentários:

Di disse...

Infelizmente é a realidade de muitas cidades nesse país! As crianças vão para as escolas em busca da única refeição do dia! É triste, mas muito real.

Por isso que sempre bato naquela tecla que, não adianta investir em educação, se as crianças não tem condições de estudar. Além de escola, as crianças devem estar devidamente alimentadas para conseguir estudar, fora transporte, material e condições higiênicas. Primeiramente, igualdade social!

Falta investimento na educação? NÂO!

Falta planejamento...

Fala garoto, fala garota. disse...

Não sei se já viu... Mas recomendo o filme O Leitor!
Bjo!!