Páginas

25.10.08

Ainda bem que as pessoas mudam

Um vídeo bem interessante e inicialmente direcionado ao trânsito me deixou com a frase acima citada rodando no processador.
Ainda bem que as pessoas mudam.
Oras, imagine-se com a mentalidade que tinha aos 12 anos - não que ela não tenha sido importante naquela época, mas hoje já não é mais. As pessoas mudam (e como mudam!), e essas mudanças as fazem amadurecer, crescer e entender quem realmente são.
As pessoas mudam, e nessas mudanças deixam coisas pra trás e compram algumas outras coisas para carregar por mais algum tempo, até mudar outra vez.
Ainda bem que as pessoas mudam! Bah, se eu tivesse continuado com um tênis amarelo que tinha aos 10...
E mudam sempre, sempre tentando melhorar, sempre mudando o conceito de "o que é melhor", e mudando, mudando e mudando!
O mundo muda, as possibilidades mudam, o tempo muda (esse muda mais do que o necessário, diga-se de passagem), os conceitos mudam, as roupas mudam, as músicas mudam, as comidas mudam (tá, tá, nem todas, o sorvete segue firme e forte), os grupos mudam, os programas mudam, as festas mudam, as pessoas mudam, os amigos mudam? Não esses não mudam! Só seguem rumos diferentes por um período de tempo e depois voltam ao seu curso normal. Aliás algo que realmente me deixa feliz é saber que, por mais que os amigos tenham "mudado", eles sempre estarão naquele lugar que tu sabe bem onde encontrar.
Mudar
(lat mutare) vtd 1 Deslocar, dispor de outro modo, remover para outro lugar: "Tenho a coragem de não mudar uma vírgula" (Afrânio Peixoto). vtd 2 Desviar: Mudar a rota, o itinerário. vtd 3 Substituir: "Pode um etíope mudar a sua pele, ou um leopardo as suas malhas?" (Jeremias, 13, 23 - tradução do Padre Matos Soares). vtd, vti, vint e vpr 4 Instalar(-se), transferir(-se) para outro prédio, local ou cidade: Apesar da catástrofe, poucas famílias mudaram. vti e vint 5 Alterar-se, tornar-se diferente, física ou moralmente: Aconteça o que acontecer, não mudemos de ânimo. "Neste mundo só os parvos não mudam" (Rui Barbosa). vti e vint 6 Tomar outra forma: Mudara de aspecto. Muitos anos decorreram e a paisagem mudou. vint 7 Tomar outra direção: O vento mudou. vtd 8 Cambiar, trocar, variar: Mudar o pensamento é mudar o homem. vtd 9 Apresentar sob outro aspecto: Mudar a cena. vtd e vpr 10 Converter, transformar: A tristeza se mudara em alegria.

As mudanças vêm em qualquer momento e as pessoas simplesmente mudam...
E como diz o vídeo:

Ainda bem que as pessoas mudam!

OBS: Seguindo a mesma idéia, as pessoas também mudam os números a serem preenchidos na lacuna idade das fichas, e eu estou mudando a minha na próxima quarta-feira (29). Vou comemorar a mudança na sexta-feira (31), no Espírito da Coisa Pub Bar (João Alfredo, 477 - Cidade Baixa/POA), o valor da entrada e a ceva já são baratinhos e, com nome na lista - podem deixar aqui ou no orkut -, ainda rola um descontinho. Então vamos lá amigos, aguardo vocês pra uma comemoração divertida!




14.10.08

XII Festival Internacional de Folclore de Gravataí




A Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul realizará, de 16 a 19 de outubro, o XII Festival Internacional de Folclore de Gravataí, que, nesta edição contará grupos de folclore vindos de São Paulo, Pará e também, de países da América Latina.
É um evento que merece destaque por estar em sua 12ª edição, sempre trazendo cultura e folclore ao povo gravataiense.
Não deixe de participar!
Os ingressos estão à venda no SESC ou com o pessoal da Casa dos Açores.

5.10.08

Fiz um empréstimo...

Hoje peguei emprestadas as palavras da sábia e gigante Martha Medeiros.

O contrário do Amor

O contrário de bonito é feio, de rico é pobre, de preto é branco, isso se aprende antes de entrar na escola. Se você fizer uma enquete entre as crianças, ouvirá também que o contrário do amor é o ódio. Elas estão erradas. Faça uma enquete entre adultos e descubra a resposta certa: o contrário do amor não é o ódio, é a indiferença.
O que seria preferível, que a pessoa que você ama passasse a lhe odiar, ou que lhe fosse totalmente indiferente? Que perdesse o sono imaginando maneiras de fazer você se dar mal ou que dormisse feito um anjo a noite inteira, esquecido por completo da sua existência? O ódio é também uma maneira de se estar com alguém. Já a indiferença não aceita declarações ou reclamações: seu nome não consta mais do cadastro.
Para odiar alguém, precisamos reconhecer que esse alguém existe e que nos provoca sensações, por piores que sejam. Para odiar alguém, precisamos de um coração, ainda que frio, e raciocínio, ainda que doente. Para odiar alguém gastamos energia, neurônios e tempo. Odiar nos dá fios brancos no cabelo, rugas pela face e angústia no peito. Para odiar, necessitamos do objeto do ódio, necessitamos dele nem que seja para dedicar-lhe nosso rancor, nossa ira, nossa pouca sabedoria para entendê-lo e pouco humor para aturá-lo. O ódio, se tivesse uma cor, seria vermelho, tal qual a cor do amor.
Já para sermos indiferentes a alguém, precisamos do quê? De coisa alguma. A pessoa em questão pode saltar de bung-jump, assistir aula de fraque, ganhar um Oscar ou uma prisão perpétua, estamos nem aí. Não julgamos seus atos, não observamos seus modos, não testemunhamos sua existência. Ela não nos exige olhos, boca, coração, cérebro: nosso corpo ignora sua presença, e muito menos se dá conta de sua ausência. Não temos o número do telefone das pessoas para quem não ligamos. A indiferença, se tivesse uma cor, seria cor da água, cor do ar, cor de nada.
Uma criança nunca experimentou essa sensação: ou ela é muito amada, ou criticada pelo que apronta. Uma criança está sempre em uma das pontas da gangorra, adoração ou queixas, mas nunca é ignorada. Só bem mais tarde, quando necessitar de uma atenção que não seja materna ou paterna, é que descobrirá que o amor e o ódio habitam o mesmo universo, enquanto que a indiferença é um exílio no deserto.

3.10.08

Política

Já que os últimos acontecimentos, os carros de som e as placas por todos os lugares não me permitem não pensar, tenho algumas poucas coisas a dizer:
* Respeito com a população e água com açúcar são bons e não fazem mal a ninguém;
* Jogar limpo seria algo bem interessante;
* Ou tu tem coragem pra lutar e dar a cara a tapa ou, é um completo fracassado.

E era isso...